31 maio 2007

EN 246-1

26.05.07, Marvão, PortalegreEste é a nossa passagem pelo Túnel dos Freixos ali no princípio da Estrada Nacional 246-1, entre Marvão e Castelo de Vide - Portalegre. Quem passa, se não vai a dormir, não esquece!
Os freixos (Fraxinus angustifolia - espreitado aqui) dão idade à estrada, dão juízo aos condutores que temem espetar-se neles, e dão medo aos co-pilotos que acabam por recorrer àquele travão oco debaixo do seu pé direito sempre que calha cruzarem-se com outro carro. Mas também nos refrescam com a sombra, e fazem-nos ver a paisagem às tiras e ouvir o som aos soluços.

No PDM do Município de Marvão, este troço da EN 246-1 é o nº.15 classificado na lista do Património arquitectónico e arqueológico. Li que entretanto a alameda dos freixos tinha sido desclassificada (?) mas não encontrei provas da destituição das árvores e esta referência cheirava demasiado a política.

Ao lado desta correnteza de árvores, no lado que fica na base da proeminência onde se instala a muralhada cidade de Marvão, lá nos cruzámos o que, em pleno Verão de há dois anos, era um fresco campo de golfe. Era então um oásis de verde na secura do Alentejo, que até feria os olhos a quem chegava vindo da palha seca e amarela dos campos e dos montes. Era um berro agudo na calma alentejana cantada pelas cigarras. Era uma nódoa de esparregado radioactivo numa toalha de tons pastel.
Este fim-de-semana, quando por lá voltámos a passar, por entre os troncos dos freixos revimos o campo de golfe. Estava murcho, triste, de barba por fazer, cabelo desgrenhado e a suspirar ressequido. Tinha até mau hálito. E ainda por entre os troncos dos freixos, fomos a tempo de ver, ao fundo, frescas-fresquinhas e a rebentar com a força de uma Primavera que todo o ano lhes deve cobrir o tecto, mais das mesmas urbanizações volumosas, quadradonas e a perfurar a terra sem dó nem piedade. Serão filhas ou netas ou bisnetas das que víramos também há dois anos. Mas ai que brotam como erva daninha!

4 comentários:

RPL disse...

Quando passei neste 'túnel' pensei: "Olha, ainda não se lembraram de cortar estas por causa da segurança rodoviária".
A foto está um espanto. E obrigado pelo link a mais um blog fantástico. E eu a pensar que isto dos blogs era tudo treta.
Preferia que não fossem google ... mas uma coisa de cada vez.

Quico (Francisco Freire) disse...

Na falta de um melhor comentário queria também dizer que gosto bastante da fotografia...e o texto também não está mal!
Uff, isto de comentador tem que se lhe diga, a ver se treino para deixar de dizer banalidades. ;-)

Allexandre disse...

e ammaia ali tão perto.

Jota disse...

Pedro: O presidente da junta de freguesia de S. Salvador de Aramenha tem como prioridade para "melhorar a qualidade de vida na sua freguesia" um "projecto de construção de variante ao Túnel dos Freixos".
E agora? Será que se vai tratar mesmo de uma variante/alternativa ou será uma variante /variação-em-dó-menor que começa com o abate das árvores, alargamentos das bermas, depois colocação de lombas e finalmente um sistema de velocidade controlada por sinalização luminosa?

Quico: só custam os primeiros, depois ganha-se o gosto e finalmente fica-se agarrado ao vício! ;-)

Alexandre: é verdade, a poucos quilómetros daqui, mas na direcção contrária a que íamos, localizam-se as ruínas da Cidade Romana Ammaia. A espreitar, por exemplo, aqui.