16 maio 2007

A matemática nunca foi tão simples

É, a matemática nunca foi tão simples principalmente quando é abreviada, sem rigor, por quem dela pouco ou nada percebe.
Durante toda a semana passada, na TSF (pelo menos) passou um anúncio a qualquer coisa, nem sei bem a quê. É um diálogo entre uma senhora e um senhor. A senhora, de voz muito feliz, começa por perguntar ao senhor se ele conhece a nova fórmula das viagens. Não diz ele, com voz menos alegre mas de entoação muito moderna. Então, estás a ver a do Einstein? (como se o Einstein só tivesse uma fórmula!). O senhor assusta-se (aich!) Que complicado. E ela, num exercício de lógica, Não é, se e = mc² então a = mt³. O senhor fica baralhado e ela continua na lógica: porque a é de Avis, m é de milha e 3 é de triplicar! Ah!, fez-se luz no senhor, então a Avis está a dar milhas a triplicar! Pois no aluguer de não-sei-quantos carros ganhas milhas a triplicar no teu cartão-de-não-sei-quê. E ele suspira Realmente a matemática nunca foi tão simples.
Ui, com isto até Einstein deve ter ficado com o bigode arrepiado.
Que a seja de Avis e m de milha, ainda vá que não vá. (se bem que a pode ser de área ou de amor e e m de metro ou de melga). Agora, um simples 3 é um 3, e do que mais é depende de como se arruma e de outros sinais próximos de si, que também pertencem ao reino da matemática: pode ser 3 de dividir por 3, 3 de somar 3, 3 de subtrair 3, também pode ser 3 de multiplicar por 3... mas aquele 3 é ainda outro, é um expoente, é um t de TAP multiplicado por si 3 vezes seguidas.

Esta segunda-feira de manhã (também pelo menos) o anúncio já estava diferente e a fórmula da Avis em vez de TAP elevado a 3 propunha TAP vezes três. Finalmente correcto, mas sem relação que se veja com a fórmula do Einstein. Juro que não fui eu, talvez tenha sido um cliente Avis que quis milhas ao cubo em vez de milhas a triplicar. Mesmo assim demorou uma semana e ainda o tempo de idealizar o anúncio e ainda o tempo de o realizar para um monte de macacos dar com a complexidade da matemática.

6 comentários:

Anónimo disse...

E o tom com que os tipos falam?... Faz lembrar o Herman José a parodiar as tele-vendas... A publicidade pode ser tão gira... e tão desastrosa...

RPL disse...

E a matemática tão maltratada. Devia ser uma país com tribunais a sério para alguém alugar um carro, receber 100 milhas e exigir à TAP poder voar 1 000 000!

Anónimo disse...

Hm... Pode-se sempre fazer queixa por publicidade enganosa. Acho que no mínimo era pedagógico... Mas o que eu gostava mesmo era de perceber a que se deveu a mudança do «spot»...

Jota disse...

Olá Pedro, quem diria que este seria o post que preferias comentar? Bem-vindo ao Respigo!

E para a maior veia pró-activa deste blog: espero bem que a mudança do spot se tenha devido ao cliente Avis que lá foi pedir milhas ao cubo!

Anónimo disse...

Ai carai... e não ousei eu ainda postar nada sobre as memórias do «anarquista discreto»...

RPL disse...

Eu e a matemáticas fomos amantes em tempos. Andamos afastados, raramente nos vimos, mas maltratem-na e eu...!