07 julho 2007

Botânico e Buçaco

Avenida das Tílias, Jardim Botânico
Coimbra

O Jardim Botânico em pleno centro da cidade de Coimbra e a Mata Nacional do Luso-Buçaco a uns 30 km, são lugares de melodia bucólica a minutos dos barulhos rosnados pela cidade.
No Jardim Botânico entra quem se passeie por Coimbra. À tristeza de um espaço que me pareceu pouco amado pelos seus responsáveis (a zona da Mata não estava acessível, a da Estufa também não, o Jardim Tropical idem e o mesmo para o Jardins das Ervas Aromáticas) sobrepôs-se a gritaria de um grupo de crianças e os berros dos professores que os tentavam domar.
À Mata do Buçaco não se chega em passagem para outro lugar, é preciso seguir até ao fim do caminho. Calculo que poucos leitores se metam num autocarro público para lá chegar mas afianço-vos que pode ser feito. Do terminal rodoviário de Coimbra partem uns 4 ou 5 buses por dia que nos podem deixar (e trazer de volta) no Luso ou no Buçaco, este a 3 empinados kms do primeiro. No entanto, antes de se aventurarem na Mata convém que estejam munidos de alguma informação sendo as mais importantes de todas: no Luso há Posto de Informação mas no Buçaco não; no Posto de Informação há um Mapa da Mata mas no Buçaco é que estão os caminhos.
Eu andei na Mata sem Mapa. Não é que a Mata dê propriamente para nos perdermos lá dentro. Ainda que sejam mais de 100 hectares, com calma e com alguma atenção conseguimos ter sempre a noção da nossa posição. De qualquer das formas outra gente não se avista, placas e setas não há e assim sendo um mapa fará jeito, pelo menos para sabermos por onde andámos e por onde ainda podemos andar, para sabermos o que estamos a ver, e para sabermos quão longe estamos da saída. E, acima de tudo, com um mapa na mão sempre se descansa a alma quando só temos disponíveis um par de horas para gerir todo o passeio antes da passagem do último bus para Coimbra! (e claro que depois o bus passou atrasado, tão atrasado que pensei se não teria já passado, se eu não me enganara no horário... enfim, sozinha na paragem, mas lá cheguei a Coimbra.)

Aqui deixo uma recolha de links para os que se metam num bus, ou para os que se metam noutra coisa qualquer e não possam apanhar aberto o conveniente Posto de Informação do Luso antes de se embrenharem na Mata.

O Site Oficial da Junta de Turismo Luso-Buçaco

Um site bem bom, o Asterisco, cheio de MAPAS! (assim até parece fácil!)




Mata Nacional do Buçaco

algures lá dentro e algures lá alto (se eu soubesse por onde andei dizia-vos)
à direita podem avistar o Palace Hotel do Buçaco onde eu teria ido dormir se me tivesse perdido na mata ou se na mata eu tivesse perdido a cabeça

4 comentários:

Anónimo disse...

Prometo que vou ler o post todo... agora estou a recuperar do Jardim Botânico de Coimbra! Não lhe chegava ter áreas importantes vedadas ao público, com também encerra ao sábados, domingos e feriados! Ah viva a praia e o futebol!

Anónimo disse...

Pois... eu também continuo com dificuldades em acompanhar posts mais longos... sobretudo quando aparecem vários de uma vez... :(

Anónimo disse...

Essa já é velha, oh Jota... Os tipos do hotel, aquela coisa 5 estrelas que lá está ao cimo com ares ró-có-có, não caem nessas histórias... :P Boa atentativa para uma noite à borla - faltou-te coragem... ou foi mesmo o norte?

Agora a sério: gostei de saber que se pode lá ir sem grandes dificuldades em bus...

Belo local para caminhadas, parece, pelo que contas e pelo que me lembro (já lá fui há muitos anos)... Imagino como lá se deve estar bem estes dias em que o país está em brasa... Só as imagens já refrescam.

Ei, desta vez não fizeste pesquisa histórica... Daí que dou por mim a pensar...: buçaco..., buço grande?!

Jota disse...

Ilunga: nem tinha reparado que o Jardim Botânico de Coimbra estava fechado nos dias "de passear". Que sorte tive então, nem devia ter respingado por não ter tido acesso a tudo aquilo!

Raquel: "noite à borla"? eu não disse que ia numa de cravar. Como te lembraste tu disso? Mmmm...

Quanto à pesquisa histórica, desta vez deixei-vos os links. Mas não resisti em procurar de onde nos chega a palavra Buçaco.
Encontrei aqui duas explicações fantásticas: uma refere que o nome tem origem na "Cova do Boçal" - lugar da mata onde se escondia um boçal gatuno; a outra, mal a entendo, mas terá sido um velho que ia descansar para a mata e que dizia: "d'aquelle monte saco bus" - e de sacobus: buçaco! :-o
Neste noutro lugar lá confessam que não se sabe com rigor qual a origem da palavra. Já aparece escrita como Buzaco no séc.X e aponta-se para ter sido isnpirada em Subiaco, uma gruta perto de Roma, que ali se quis recordar.