17 agosto 2007

Com as mãos na massa!

Como a malta sabe, a própria malta anda a rechear de lama a casa do Pedro e por isso tem tido pouco tempo para vir passear aos blogues dessa mesma malta.

Na véspera do terceiro workshop deixo algumas brevidades sobre o que têm sido estes dias passados a moldar a terra do local nos triângulos de madeira que formam a estrutura da casa.

Trabalhar com a terra misturada com areia e água é um prazer. Não há manuais, nem palestras, nem receitas milimetricas mas umas mãos interessadas num instante descobrem por si qual a mistura ideal de barro (com mais água para aqui, mais seco para ali, esta precisa de ser mais amassada) ou como rechear melhor cada triangulo (onde esborrachar, onde dedilhar, onde pressionar, onde dar palmadinhas, onde molhar). A tarefa destapa-nos um estranho "instinto-primário".
Esta tem sido uma aventura partilhada por vários voluntários. Alguns deles são amigos, outros amigos de amigos, outros são família, outros são interessados completamente espontâneos. Tudo "gente de escritóri" capaz de trocar um Sábado estival por uma jorna nas obras! E a gente vai e a gente repete, mesmo a gente "espontânea" que carrega, inevitavelmente, uma motivação maior que todos!
Por mim, acho que nunca me senti tão próxima de um pássaro como enquanto me dedico com toda a paciência a calcar um triângulo com lama fresca que há-de ser parede, que há-de ser casa.

Temos assim passado uns belos dias e avaliando pelo que falta, e aqui que o Cliente-Pedro não me ouve, muitos belos outros se avizinham.

E agora vou dormir porque amanhã levanto-me com o pedreiro!

12 comentários:

Anónimo disse...

Isto não é justo... Habituam-nos a fazer uma pausa, espreitar o Blog, sorrir e mandar umas bôcas... Depois desaparecem e nem dizem «água vai»...

paulu disse...

Ah! Com tanta terra bem me pareceu que estavam a fazer casas (também) para as andorinhas dos beirais!

RPL disse...

O Pedro da casa ainda bem que não leu isto! Isto de ter malta tão dedicada a construir a nossa casa tem que se lhe diga. Muito que se lhe diga. É um prazer, uma alegria, uma descoberta, um privilégio, um cansaço, uma renovação.
Acho que saio disto a saber um pouco melhor quem sou e o meu lugar no mundo. E saio com laços de amizade feitos de terra, areia e palha, cárpicos estreito, tartes e rissóis, escárnio e maldizer, e muito, muito labor. Sinto que constroem aqueles apoios laterais das catedrais que as ajudam a aguentar-se de pé. Levantam-me no ar, em cima de muitas mão e mostram-me como é o céu. Nunca mais de lá quero sair, meus amigos.
Isto é que vocês arranjaram um bico de obra.

Anónimo disse...

Olha, olha quem já esteve aqui...

Já que a dona do blogue anda distraída, queria só dizer que eu... estou muito contente com o bico de obra que me arranjaram.

:)

A do cárpico estreito (com a mão esquerda numa bacia de água gelada),

R.

RPL disse...

E a água gelada ajudou? Espero que sim! Conseguiste dormir? E só a esquerda? Tipo primeiro a esquerda que vou escrevendo no blog com a direita e depois a direita que escrevo com a esquerda?

Eu estou todo partido hoje... :-) Isto de meterem a malta a trabalhar ao fim-de-semana não tá a dar. Vou-me queixar à Ms Pedreira!

Jota disse...

Raquel: não vale comentar só a mandar Respigar, pá!

Paulu: É casa de andorinha e andorinha júnior dos beirais, nos beirais da Ribeira de Santarém. Tudo muito à beira!

Pedro: ah, finalmente vieste ler isto! Como vês, os trabalhadores também gostam daquilo!

Princesa do Estreito do Cárpico: (andei no atlas a ver onde fica esse reino mas não encontrei.) As tuas melhoras!: para meteres mais mãos na massa, quer na da obra quer na das tartes, e mais dedos ao teclado.

Em tempos de crise, como quando se trabalha nas obras, como quando não há memória que ajude o processador, como quando em Osaka se corre, se salta, se lança, se marcha, o Respigo descansa mas promete novidades para breve!

Anónimo disse...

A água fresca ajudou sim. Muito obrigada, Pedro. Acho que vou passar um dia destes pelo médico: não gosto de princesas quanto mais de ser uma! O cansaço também terá contribuído para que a noite fosse boa. De facto, estes últimos fins de semana têm sido divertidos mas deixam-nos de rastos. A questão é que, como diz o povo, pelo menos desde que há mundiais de atletismo, «quem corre por gosto,...».

RPL disse...

Acho que fazes bem em ires com calma à médica, para esclareceres a questão.

Uma busca na rede sobre síndrome do canal cárpico/tendinite do canal cárpico ou carpiano também te dará alguma informação.

Os teus sintomas parecem ser clássicos de uma tendinite do canal cárpico e para a semana, se tiveres oportunidade de te juntares a nós na obra e dar o prazer da tua companhia, ficas de serviço aos cds! Até lá, muita água fria (excelente anti-inflamatório) e pouca escrita no computador. Trabalhar muito com o rato também leva a inflamações crónica. Os informáticos, engomadeiras, e outros profissionais com movimentos repetitivos a nível do punho sofrem muito deste tipo de problemas.

O teu será temporário! Amassar só uvas, e com os pés!

Anónimo disse...

Lá fui à médica a quem contei também que tinha pesquisado na net sobre canal cárpico... A resposta foi algo como «e bom senso: não encontraste lá como usar as mãos com bom senso?»... Duplo glup!... Mas o importante é que isto não deve passar de uma inflamação. A troca de CD não deve justificar a minha ida à obra, até porque a malta gosta muito de ouvir os CD pelo menos umas duas vezes seguidas... Mas se puder ajudar, excelente, porque eu não queria perder «the last but not the least... days of wall mud»..., é que já ouvi dizer que vai haver beberete... :P

Jota disse...

Continuem a conversar à vossa vontade... o Respigo é casa de todos!

Anónimo disse...

ainda bem que houve bastante gente a ajudar.
como está a casa agora?

Jota disse...

Carlos: A casa está cada vez mais "casa". Basta espreitares este link!