20 março 2008

Mirar


À direita de quem sobe a Calçada da Glória, seja na glória das canetas seja na glória da Carris, está a colina de São Roque quase a cair para os Restauradores. É o miradouro de São Pedro de Alcântara que parece ser quem aguenta a encosta - ou não tivessem os Santos as costas largas.

Depois de anos mal amanhado, de anos fechado, de anos embargado, confirma-se: o miradouro abriu à gente! Suspire de alívio quem temia que a colina escorregasse; core quem conheça ou tenha ouvido falar da história de um município endividado; e pasmem-se todos os que por ali passam!
Pasmem-se com o chão limpo, com os corredores de troncos respeitosos, com o tecto em ramos nus, e [...]* com a vista a partir da janela. É Lisboa, a bela, e Tejo, o pretendente.

No socalco inferior há uma série de bustos de heróis portugueses assentes nas pequenas colunas que demarcam os canteiros. Algumas colunas não têm busto. Ainda não têm ou não têm? Há candidatos em lista de espera? Quem estará no rol?

Este jardim (também chamado jardim António Nobre, só) começou a ser construído nos anos de 1830. Ver outras informações aqui.

Ufa, chegou a Primavera!!

* não encontro a palavra para colocar. Aqui vou continuar a pensar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser da Primavera ... não encontras a palavra e eu não encontro o comentário!

RPL disse...

Os bustos têm desaparecido de ano para ano. Se calhar conforme já ninguém sabe de quem são eles desaparecem para outro mundo?